Adulteração em combustíveis

O adulteramento de combustíveis é o ato de adicionar uma substância mais barata ao combustível original com a finalidade de diminuir o custo e maximizar os lucros obtidos. Vários problemas são decorrentes desse processo, incluindo danos aos motores, que lesam os consumidores, e sonegação de impostos, que lesa o estado.

No posto de gasolina, algumas ferramentas são disponibilizadas para nos ajudar a reconhecer se o combustível tem o conteúdo anunciado. Nas bombas de postos de gasolina é possível observar uma boia que indica o teor do etanol, já o diesel possui corantes específicos para indicar se ele pode ser usado em cidades ou apenas em estradas.

Diversas técnicas analíticas podem ser usadas para detectar se o combustível foi misturado de maneira fraudulenta, em diferentes pontos da cadeia produtiva dos combustíveis. Neste treinamento falaremos sobre como a medição de índice de refração, do ponto de fulgor e da viscosidade, entre outras, são aliadas na detecção de fraudes nesses produtos.

Felipe Augusto (Português)
뒤로

지금 무료로 이용하십시오!

간단하게 아래의 양식을 작성하시고, 도구 및 제한된 콘텐츠에 무료로 액세스 하십시오.

로딩 중...

오류