Adulteração em combustíveis

O adulteramento de combustíveis é o ato de adicionar uma substância mais barata ao combustível original com a finalidade de diminuir o custo e maximizar os lucros obtidos. Vários problemas são decorrentes desse processo, incluindo danos aos motores, que lesam os consumidores, e sonegação de impostos, que lesa o estado.

No posto de gasolina, algumas ferramentas são disponibilizadas para nos ajudar a reconhecer se o combustível tem o conteúdo anunciado. Nas bombas de postos de gasolina é possível observar uma boia que indica o teor do etanol, já o diesel possui corantes específicos para indicar se ele pode ser usado em cidades ou apenas em estradas.

Diversas técnicas analíticas podem ser usadas para detectar se o combustível foi misturado de maneira fraudulenta, em diferentes pontos da cadeia produtiva dos combustíveis. Neste treinamento falaremos sobre como a medição de índice de refração, do ponto de fulgor e da viscosidade, entre outras, são aliadas na detecção de fraudes nesses produtos.

Felipe Augusto (Português)
zurück

Jetzt freien Zugang erhalten!

Füllen Sie das folgende Formular aus, um freien Zugriff auf Tools und Inhalt mit beschränktem Zugang zu erhalten.

Laden ...

Fehler